Caixa de gordura

Caixa de gordura: entenda a importância e como conservá-la

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A manutenção da caixa de gordura da sua casa ou condomínio está em dia? Confira o post desta semana e entenda a importância desse reservatório, além de como limpá-lo e conservá-lo.

Você já parou para pensar na quantidade de gordura que é mandada ralo abaixo, na cozinha de sua casa? E mais: se os moradores fazem o descarte incorreto do óleo utilizado na pia, essa quantia é ainda maior e mais prejudicial aos encanamentos.

A boa notícia é que existe um elemento fundamental na condução do esgoto da cozinha, chamado caixa de gordura. Como o próprio nome já sugere, a caixa de gordura é um tanque instalado nas construções, que tem a função de reter toda a gordura proveniente da pia da cozinha, impedindo que ela avance para a rede geral de esgoto.

Importante: a caixa de gordura é feita para receber a gordura advinda das louças e não para o descarte de óleo. A gordura utilizada na preparação de alimentos deve ser colocada em um recipiente e enviada para a destinação correta.

Ao chegar na caixa, a gordura, por ser menos densa que a água, sobe para a superfície, deixando a passagem livre para que a água continue seu percurso. Esse processo é de extrema importância, porque impede que essa gordura passe para a rede de esgoto, cause entupimento e contamine o restante da água.

Lembrando que a caixa de gordura não impede que ocorra o entupimento no encanamento antes de chegar até ela, por isso é sempre importante estar atento com a quantidade de gordura mandada ralo abaixo.

Leia também: Entupimento de esgoto: como manter esse problema longe da sua casa

Com o tempo, a gordura vai acumulando na caixa, que precisa passar por manutenção para que continue desempenhando sua função de forma correta. Caso isso não ocorra, você pode ter dores de cabeça.

Quando fazer a limpeza da caixa de gordura?

O prazo de manutenção varia de acordo com o número de moradores da casa, a quantidade de resíduos que ela recebe e o tamanho da caixa de gordura. Em geral, a limpeza deve ser feita a cada seis meses.

A manutenção preventiva é essencial para prevenir problemas como o entupimento dos canos, transbordamento dos resíduos, escoamento lento da água, mau cheiro, além de proliferação de pragas, como ratos e baratas. Com ela, você garante o bom funcionamento da caixa e tem menos chances de ter dores de cabeça.

Como limpar a caixa de gordura?

A limpeza da caixa pode ser feita por você ou por uma desentupidora especializada, dependendo da situação que ela se encontra.

Faça você mesmo

Para uma limpeza básica você vai precisar dos seguintes itens:

- Sacola plástica ou balde;

- Luva de borracha.

Como fazer?

Vista a luva de borracha, abra a caixa, retire toda a crosta de gordura que estiver boiando e ao redor do tanque, e deposite na sacola. Esse resíduo deve ser destinado à coleta orgânica.

Se a sua caixa de gordura for de um modelo mais atual, com cesto, o seu trabalho será ainda mais fácil. É só você puxar o cesto, retirar todo resíduo grudado nele e descartá-los em uma sacola. Depois você pode lavar o cesto com esponja e detergente, em água corrente, e recolocá-lo no lugar.

Atenção: Nunca despeje substâncias como cal ou soda cáustica em sua caixa de gordura, porque elas podem ter um efeito contrário e piorar a sua situação. Confira o post Usar soda cáustica para desentupir tubulações realmente funciona?  e entenda o por quê.

Contrate uma desentupidora

Se preferir, você pode contratar uma empresa especializada para cuidar da limpeza da caixa de gordura da sua casa ou condomínio, periodicamente. Em casos de transbordamento ou entupimento, também é fundamental que você contate uma desentupidora para resolver seu problema.

As desentupidoras especializadas contam com equipamentos apropriados para fazer a sucção dos resíduos, desentupimento e limpeza de forma rápida, eficaz e sem prejudicar o meio ambiente.

Você também pode gostar: Preço de desentupidora: entenda o que influencia e como economizar

Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando nosso blog!

Desentupidora em Curitiba Especializada

teste

Desentupidora Curitiba

A gente nunca sabe quando vai acontecer um acidente, por isso a desentupidora está disponível 24 horas para atender você.

Saiba Mais [+]
teste

Hidrojateamento Curitiba

Atendemos e resolvemos os mais diversos empecilhos causados por sujeira e entupimento com o serviço de hidrojateamento.

Saiba Mais [+]
teste

Limpa Fossa Curitiba

Oferecemos tudo que há de mais moderno e eficiente no serviço de limpa fossa. Sucção e transporte de fossas e resíduos.

Saiba Mais [+]
teste

Caça Vazamento Curitiba

Trabalhamos com equipamentos de alta tecnologia para identificar e resolver seu problema de vazamento o mais rápido possível.

Saiba Mais [+]

Conveniência

Desentupidora que aceita cartão

Entre em Contato

(41) 3347 - 9481

Localização

Rua Conde de São João das Duas Barras, 1883
Boqueirão - Curitiba - Paraná
81670-170

Desentupidora Curitiba 24 Horas - Giracano