Como desentupir pia do banheiro

Como desentupir a pia do banheiro de forma fácil

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A pia do seu banheiro está com mau cheiro, escoando água de forma lenta ou, pior, já entupiu de vez? Então, esse blog post é para você! Confira aqui como desentupir a pia do banheiro de forma fácil e livre-se de vez desse problema.

 

Todos os dias, certamente, a pia do banheiro da sua casa recebe inúmeros tipos de resíduos junto com a água que escoa ralo abaixo. Porém, alguns deles são grandes vilões dos encanamentos e provocam cheiro desagradável e entupimento.  Se você ou alguém que mora em sua casa tem o hábito de se pentear ou barbear na pia, as chances de ter esses incômodos citados acima aumentam consideravelmente. 

Isso porque, ao se pentear ou barbear na pia, os fios entram pelo ralo e se prendem nas paredes do cano. Com o tempo, eles acumulam e começam a apodrecer, ocasionando o mau odor. Além disso, também diminuem ou interrompem o escoamento da água da pia, acarretando o entupimento.

O ideal é tampar o ralo da pia antes de se barbear e, assim que terminar, juntar os pelos da pia e jogar no lixo. O mesmo vale para pentear os cabelos ou qualquer outra coisa que possa entupir o ralo ou encanamento.

 

Dado o problema, vamos à solução?

Confira 3 formas simples e fáceis de como desentupir a pia do banheiro, utilizando equipamentos e ingredientes básicos que você certamente tem em casa.

 

1. Desentupir a pia do banheiro com desentupidor

Se você tiver um desentupidor em casa (pode ser os específicos para pias, que costumam ser menores, ou o tradicional), perfeito! Seu uso é bem simples e eficaz.

 

Como fazer?

- Primeiramente, tire a tampa do ralo. Depois, coloque água na pia (o suficiente para cobrir o ralo);

- Posicione o desentupidor sob o ralo e pressione-o, até sentir que ele está firme e bem vedado;

- Pressione o cabo do desentupidor para cima e para baixo durante 1 minuto. O vácuo formado pelo desentupidor é capaz de empurrar os resíduos cano abaixo e livrar a passagem para água, desentupindo a pia;

- Após o procedimento, retire o desentupidor e verifique se a água voltou a escoar. Caso contrário, repita o processo.

 

2. Bicarbonato e vinagre para desentupir a pia do banheiro

Caso não tenha um desentupidor à mão, uma solução caseira potente é a mistura de bicarbonato e vinagre. Isso porque, ao entrarem em contato, as substâncias criam uma forte efervescência, capaz de desgrudar a gordura dos canos e dejetos orgânicos que possam estar obstruindo a passagem da água.

 

O que vai precisar?

- 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;

- 1 xícara de chá de vinagre;

- 1 tampa de ralo ou um pano;

- 1 limão (opcional);

- 500 ml de água fervente.

 

Como fazer?

- Jogue o bicarbonato de sódio bem no centro do ralo. Em seguida, faça o mesmo com o vinagre;

- Ao fazer isso, certamente você já vai ouvir o barulho da reação química acontecendo. Então, vede a saída do ralo com a tampa ou com um pano. Isso vai intensificar o efeito da mistura. 

- Aguarde 10 minutos e, então, destampe o ralo. Se quiser, esprema um limão dentro dele. O ácido ajuda a neutralizar odores e também contribui para a corrosão dos resíduos.

- Para finalizar, despeje a água fervente e verifique se a água já está escoando corretamente.

 

3. Desentupir a pia do banheiro fazendo a limpeza do sifão

O acúmulo de sujeira e resíduos no sifão costuma ser uma das principais causas de entupimento na pia do banheiro. Por isso, a retirada e a limpeza desse equipamento são tão eficazes.

 

Como fazer?

- Coloque um balde debaixo da pia, onde está o sifão. Desenrosque-o com cuidado e despeje a água que sair da peça dentro do recipiente;

- Ao desenroscar ambas as pontas do sifão, certamente já vão ter diversos resíduos grudados nele, na saída da pia e da parede. Aproveite para tirá-los e limpe as saídas com água e sabão, com a ajuda de uma escova de dente;

- Com a ajuda de uma escova, lave o sifão com água e detergente, retirando o máximo de sujeira possível lá de dentro;

- Com o sifão limpo, recoloque-o novamente no lugar. Lembrando que você nunca deve deixar o sifão esticado. O correto é que ele fique ligeiramente curvado, para que sempre fique um pouco de água parada ali e o cheiro do esgoto não retorne ao ambiente;

- Teste e verifique se a água já escoa normalmente.

 

Confira mais dicas de como fazer a limpeza do sifão e entender sobre a importância da higienização periódica desse equipamento.

 

Fique atento!

Se o sifão já estiver em estado crítico, é melhor não insistir em limpar. Vá até a loja de  materiais de construção mais próxima e adquira um novo. Essas peças costumam ter preços acessíveis, ainda mais se forem dos modelos mais simples.

 

E se não funcionar?

Ambas as formas aqui listadas costumam ser eficazes em casos de entupimentos simples, causados por resíduos orgânicos. Caso repita os procedimentos e não veja melhora na situação, entre em contato com uma desentupidora profissional.

Caso você seja de Curitiba e região metropolitana, nós, da Desentupidora Giracano, somos especialistas em desentupir pia de banheiro e demais situações. Contamos com equipamentos de última geração e profissionais experientes, que resolverão seu problema de forma rápida, eficaz e sem quebra-quebra. Entre em contato com a gente e solicite uma visita sem compromisso!

 

Gostou das dicas? Então, confira outros posts sobre assuntos relacionados em nosso blog.   

Conveniência

Desentupidora que aceita cartão

Entre em Contato

(41) 3347 - 9481

Localização

Rua Conde de São João das Duas Barras, 1883
Boqueirão - Curitiba - Paraná
81670-170

Desentupidora Curitiba 24 Horas - Giracano