Como desentupir vaso sanitário

Como desentupir vaso sanitário: 7 dicas rápidas para resolver o problema

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Você foi puxar a descarga em sua casa e a água está demorando a escoar? Ou pior: a água subiu e não quer descer por nada? Calma, tudo tem solução! Confira essas dicas rápidas de como desentupir vaso sanitário.

Por mais que cuide, todo mundo está propício a sofrer com problemas de entupimento no banheiro ou na cozinha, ao menos uma vez na vida. E quando isso acontece, normalmente bate o desespero e ficamos sem saber como resolver, não é mesmo?

Se esse é o seu caso, então muita calma nessa hora, porque trouxemos 7 dicas rápidas e bem eficientes de como desentupir o seu vaso sanitário.

Primeiramente cabe refletir: o que será que causou o entupimento? Você costuma descartar no vaso sanitário materiais como preservativos, absorventes e afins? Por acaso não deixou cair algum objeto na privada acidentalmente?

Se o seu caso não for esse, o “velho amigo” desentupidor pode resolver seu problema. No caso da privada estar cheia, ele é uma alternativa rápida e eficaz. Porém, se estiver a ponto de transbordar, retire um pouco da água com um balde, para evitar sujeiras.

Como usar o desentupidor de vaso?

O desentupidor funciona de forma bem simples: basta colocá-lo no vaso, tampando o fundo (onde a água vai embora) e fazer movimentos para frente e para trás, sem tirá-lo do lugar. Faça o movimento por 20 segundos, depois repita o procedimento e dê descarga. Isso criará um vácuo e fará com que o dejeto seja empurrado cano abaixo.

Mas se acaso você não tenha um desentupidor, você pode improvisar um com o que tiver em casa. Você pode fazer seu próprio desentupidor de garrafa pet ou utilizar jornal, papel filme, saco plástico ou até mesmo uma toalha para fazer o desentupimento.

Desentupir vaso com garrafa pet

Para montar seu desentupidor improvisado, você vai precisar de uma garrafa pet (2 litros), um cabo de vassoura, uma tesoura e uma fita adesiva.

Como fazer?

- Corte uma garrafa pet ao meio;

- Encaixe o cabo da vassoura na boca da garrafa;

- Para firmar, passe fita no encontro do cabo com a garrafa.

Pronto, aí está seu desentupidor!

Aí é só utilizá-lo como o desentupidor tradicional, como explicamos parágrafos acima.

Como desentupir o vaso com papel filme (jornal, saco plástico ou toalha molhada)

É bem simples:

- Levante a tampa e o assento e cubra a borda do vaso com o material que você escolher (jornal, saco plástico, entre outros já citados). Utilize fita adesiva para vedar;

- Certifique-se que está bem vedado e que não restou nenhuma fresta para passagem do ar;

- Feche a tampa do vaso, sente-se em cima e puxe a descarga por 30 segundos;

- Retire a vedação da tampa e pronto!

Esse método usa a força da descarga, aliada à pressão do ar preso dentro do vaso.

Todas as soluções funcionam com o mesmo princípio: vedam a passagem de ar e criam um vácuo forte para que a própria força da água empurre a obstrução.

Se o seu sanitário não está cheio, mas está com o escoamento lento, algumas receitinhas caseiras poderão ajudar:

Como desentupir o vaso usando detergente e água quente

Em um balde, dilua um pouco de detergente em água quente e despeje a mistura no vaso sanitário. Em seguida dê descarga. Você pode repetir o processo por mais duas vezes.

Se o entupimento for causado por excrementos, o procedimento pode desobstruir a passagem.

Desentupir o vaso com bicarbonato e vinagre

O bicarbonato e o vinagre são grandes aliados na hora de resolver problemas com entupimentos mais simples, quando são causados por resíduos orgânicos (fezes e afins). Para isso:

- Em um recipiente, misture meio copo de bicarbonato e a mesma medida de vinagre;

- Despeje a mistura no vaso sanitário e espere alguns minutos para fazer efeito;

- Finalize despejando um litro de água quente.

A ação da mistura fará com que os excrementos se desintegrem e passem mais facilmente cano abaixo, liberando a passagem da água.

Soda cáustica para desentupir vaso

Frequentemente, em casos de entupimento, as pessoas costumam jogar soda cáustica ralo abaixo, esperando resolver o problema. Porém, mal sabem elas que podem acabar causando danos ainda maiores e gerando prejuízo para o bolso, quando não utilizada corretamente.

Antes de recorrer a este produto, confira nosso post que explica mais sobre o assunto: usar soda cáustica para desentupir tubulações realmente funciona?

Chame um especialista

Se após essas tentativas, não tiver sucesso com seu desentupimento, chame uma desentupidora de sua confiança. As desentupidoras contam com equipamentos especializados para realizar o desentupimento com eficácia, muitas vezes evitando o quebra-quebra e maiores dores de cabeça.

Se você ainda não tem uma desentupidora de confiança, confira tudo o que você precisa saber antes de contratar uma desentupidora.

Agora se você quer ter uma noção de quanto pode gastar com esse serviço, demos algumas dicas nesse post: preço de desentupidora: entenda o que influencia e como economizar.

Prevenção é a melhor solução

Quando o assunto é entupimento, é bom lembrar: prevenção é sempre a melhor solução. Ter bons hábitos na hora de mandar ralo abaixo faz toda a diferença e pode evitar inúmeras dores de cabeça.

Em nosso blog também damos dicas de como manter esse problema longe da sua casa.

Outra forma de prevenção é manter a manutenção sempre em dia. Isso contribui para o bom funcionamento das tubulações, proporciona economia (pois a manutenção preventiva custa menos que o conserto) e diminui a possibilidade de entupimentos.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre assuntos relacionados? Então acompanhe nosso blog e Facebook!

 

Conveniência

Trabalhamos com cartão de crédito

Entre em Contato

(41) 3347 - 9481

Localização

Rua Conde de São João das Duas Barras, 1883
Boqueirão - Curitiba - Paraná
81670-170

Desentupidora Curitiba 24 Horas - Giracano