Como tirar o cheiro de esgoto do banheiro de modo simples

Como tirar o cheiro de esgoto do banheiro de modo simples

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Sabe quando você abre a porta do banheiro e sente um cheiro de esgoto? Isso pode ser um sinal de que algo não está funcionando corretamente. Para te ajudar a resolver esse problema, separamos algumas dicas de como tirar o cheiro de esgoto do banheiro.

O odor de esgoto pode vir tanto do vaso sanitário, como da pia do banheiro e pode causar bastante incômodo, além de ser prejudicial à saúde dos moradores da casa, que inalam esses gases. Neste post vamos te ajudar a tentar descobrir de onde está vindo esse cheiro e como sanar esse problema desagradável que pode estar assombrando o seu banheiro.

Por que o banheiro está com cheiro de esgoto?

Tem coisa mais desagradável do que quando você termina de limpar o banheiro, deixa tudo limpinho, mas minutos depois volta abrir a porta e está com um super cheiro de esgoto? Esses odores costumam ser causados pelos gases presentes na tubulação, pela falta de vedação e também do mau uso tanto da pia, como do vaso sanitário.

Vamos entender o que acontece em cada um desses casos e por que esse cheiro de esgoto persiste:

Mau uso do vaso sanitário

Usar o vaso sanitário como lixo é um dos principais causadores do mau cheiro. Jogar materiais como absorventes, fio dental, fios de cabelo, papel higiênico usado e até mesmo restos orgânicos, não é o mais recomendado. Esses itens podem entupir a tubulação, fazendo com que a água não escoe direito, causando o mau cheiro.

Portanto, o vaso sanitário deve ser utilizado apenas para receber dejetos humanos. Os demais materiais deverão ser descartados em lixo apropriado.

Mau uso da pia

A mesma dica serve para a pia do banheiro. Os fios de cabelo e pelos, ao serem jogados ralo abaixo, também podem ser causadores de mau cheiro. Isso porque, além de começarem a impedir a passagem da água e facilitarem um entupimento, também começam a se decompor, ocasionando o odor.

Por isso, ao se pentear, fazer a barba e afins, é aconselhável sempre tirar todos os pelos e cabelos da pia e jogá-los no lixo, como forma de impedir que eles desçam pelo ralo.

Para obter mais dicas de como evitar o entupimento de esgoto, confira nosso post sobre o assunto

Verifique a instalação do sifão, caixa sifonada e vaso sanitário

Outro fator que contribui bastante para o cheiro desagradável é o sifão e a caixa sifonada, que podem estar instalados de modo errado. Para verificar a instalação desses itens que fazem toda a diferença, especialmente para não deixar os gases e o mau cheiro subirem, basta ver se a curva ou a parte coletora estão retendo um pouco de água. Caso tenha água, está funcionando normalmente, mas se você olhar e tiver pouca ou nada de água, então é sinal que o problema pode estar ali.

Não só o sifão, como o vaso sanitário também pode estar mal instalado. O vaso precisa estar diretamente conectado com o encanamento e selado, para não deixar o gás que está dentro dos canos escapar. Se o problema estiver na vedação, será necessário retirar o vaso e refazer o processo de instalação, para ficar realmente vedado.

Como tirar o cheiro de esgoto do banheiro

Algumas dicas caseiras podem ajudar a amenizar e até solucionar o problema do seu banheiro com mau cheiro, confira:

- Para tentar mandar o cheiro ruim para bem longe do seu banheiro, em primeiro lugar, zele pela limpeza dele e realize faxinas periódicas. Água sanitária e um bom desinfetante podem ajudar bastante com o odor.

- Deixar o banheiro com a janela aberta ajuda a ventilar o ambiente, fazendo com que a circulação do ar amenize o cheiro de esgoto. Por mais que isso ajude, pode ser temporário.

Mas claro que o cheiro de esgoto no banheiro não se trata só de limpeza e ventilação, principalmente se o problema estiver dentro dos canos.

Para ajudar a resolver o problema de mau cheiro nas tubulações, existe uma ótima receita caseira: você vai precisar de um copo de água, um copo de vinagre branco e cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Depois de separar os ingredientes, confira aqui o passo a passo:

- Coloque o vinagre e a água em uma panela e espere ferver;

- Coloque cinco colheres de bicarbonato no ralo do banheiro;

- Quando a mistura da água ferver, desligue o fogo e despeje no ralo;

- Logo ao despejar a água, formará uma espuma, que irá eliminar a camada de gordura presente nos canos, acabando com o mau cheiro do banheiro.

É importante ter muita atenção ao realizar esses procedimentos, para que não aconteça nenhum acidente. Caso você siga esse passo a passo e o cheiro ainda persista, o mais indicado é que você entre em contato com uma desentupidora especializada, para que ela verifique a origem do problema e o resolva de forma eficaz.

Se você ainda não tem uma desentupidora de confiança, confira nosso post sobre Tudo o que você precisa saber antes de contratar uma desentupidora.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre assuntos relacionados? Então acompanhe nosso blog e Facebook!

Conveniência

Trabalhamos com cartão de crédito

Entre em Contato

(41) 3347 - 9481

Localização

Rua Conde de São João das Duas Barras, 1883
Boqueirão - Curitiba - Paraná
81670-170

Desentupidora Curitiba 24 Horas - Giracano