Conta de água muito alta? Saiba como economizar

Conta de água muito alta? Saiba como economizar de forma simples

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O consumo consciente de água faz bem tanto para o mundo, quanto para seu bolso. E com atitudes simples você pode fazer uma grande diferença para ambos. Confira algumas dicas que separamos para você economizar na conta de água.

Muito se ouve falar sobre economia de água, o que pode até parecer um papo chato para alguns. Porém, o assunto é bem sério e pede certa emergência, como aponta um estudo realizado pelas Nações Unidas, divulgado em 2015, que constatou que em 2025 a água pode simplesmente acabar em diversos países do mundo, deixando em torno de 45% da população sem água.

E pensando que daqui sete anos essa situação pode ser estabelecida, que tal adotar novas atitudes e ainda economizar na conta de água?

Conheça algumas formas de fazer isso:

Uso de forma consciente

Pequenas mudanças de atitude podem fazer uma grande diferença na sua conta de água:

  • Reduza o tempo do banho;
  • Desligue o chuveiro na hora de se ensaboar – isso pode economizar, em média, 132 litros de água;
  • Feche a torneira na hora de escovar os dentes ou fazer a barba – uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto;
  • Deixe acumular as roupas sujas e lave de uma só vez, em um determinado dia da semana, por exemplo, assim você aproveita todo potencial da máquina e economiza água;
  • Lave o carro com o auxílio de um balde ao invés da mangueira.

Aposte na reutilização da água

A reutilização daquela água que vai direto para o ralo pode gerar uma boa economia no final do mês. Sabe a água de enxague da máquina de lavar? Ao invés de dispensar, você pode reservar e usar para lavar a calçada.

A água da chuva também pode ser captada em reservatórios. Coloque um filtro ou coador na boca da calha para impedir que sujeiras passem para o recipiente. Essa água pode ser usada para regar plantas, lavar o quintal e afins.

Você também pode deixar um balde para captar água durante o seu banho, que pode ser utilizada na descarga do vaso, por exemplo.

Invista em produtos que geram economia

Uma dica muito simples e barata para economizar água é instalar arejadores ou redutores de vazão nas torneiras da sua casa. Eles podem ajudar a reduzir em até 20% o consumo mensal. Esses itens são encontrados em lojas de utilidades domésticas e podem ser facilmente instalados.

No banheiro, prefira as caixas acopladas ao invés de hydras. A diferença de consumo chega a 27 litros por descarga, dependendo do modelo escolhido.

Fique de olho a possíveis vazamentos

Notou algum aumento significativo em sua conta de água, mas seus hábitos continuam os mesmos? O hidrômetro costuma girar sem parar? Esteja sempre de olho em possíveis vazamentos! Eles costumam ser silenciosos e podem dar grandes prejuízos para o seu bolso.

Como verificar um vazamento

Feche todas as torneiras, chuveiros, registro de entrada de água na caixa d’água e não utilize o sanitário. Com tudo fechado, vá até o hidrômetro e verifique se ele continua girando. Em caso afirmativo, é possível que haja vazamento em algum cano que leva água à torneira, ao vaso ou ao chuveiro.

Ao detectar ou suspeitar de um vazamento, entre em contato o mais rápido possível com um especialista em caça vazamento, para que o problema seja resolvido. Um profissional conseguirá detectar rapidamente o local do vazamento e sanar o problema de formar rápida e eficaz, acabando com o desperdício de água.

Confira nosso blog post e entenda como o serviço de caça vazamento pode te ajudar a economizar.

Fique atento às suas instalações: 

  • Uma torneira mal fechada desperdiça mais de dois mil litros de água por dia;
  • Uma válvula de descarga desregulada pode consumir até o dobro de água – para detectar esse problema, verifique se a água, no interior do vaso, está se movimentando sem o acionamento da descarga. Em caso afirmativo, contate um profissional especializado.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre assuntos relacionados? Então acompanhe nosso blog e Facebook

Conveniência

Trabalhamos com cartão de crédito

Entre em Contato

(41) 3347 - 9481

Localização

Rua Conde de São João das Duas Barras, 1883
Boqueirão - Curitiba - Paraná
81670-170

Desentupidora Curitiba 24 Horas - Giracano