Desentupir ralo de banheiro

Desentupir ralo de banheiro: aprenda como fazer

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Tem coisa pior que estar com o ralo do banheiro entupido? A água do banho não escoa, o mau cheiro toma conta da casa e as dores de cabeça aparecem. Quer aprender como desentupir ralo de banheiro e se livrar do problema? Confira nosso post!

Por mais cuidadoso que você possa ser, o ralo do banheiro é sempre um alvo fácil do entupimento. Isso porque, enquanto você toma banho, pelos e fios de cabelo descem ralo abaixo e acabam enroscados nas paredes dos canos e, com o acúmulo, podem formar grandes emaranhados e interromper o curso da água.

Somado a isso, ainda tem a gordura e pequenos resíduos que saem do nosso corpo durante o banho, além de pedacinhos de sabonete e afins, que ao acumularem com os cabelos e pelos, impedem a passagem da água, deixando a drenagem mais lenta e ocasionando o entupimento e mau cheiro.

Como prevenir o entupimento do ralo do banheiro?

Apesar de não ter como impedir que esses resíduos escoem com a água, algumas ações simples podem ajudar a prevenir o entupimento do ralo.

Uma forma é sempre que tomar banho, tirar os fios de cabelo que ficaram parados no ralo e jogá-los no lixo. Não espere acumular vários dias para fazer isso, pois certamente mais fios conseguirão escorregar para os canos.

É importante, também, que ao realizar a limpeza semanal no banheiro, você sempre remova a grade do ralo e retire todos os fios e resíduos que estiverem parados nela e ao redor do cano. Aproveite para lavar essa grade com a ajuda de uma escova, água e detergente líquido. Além de ajudar a prevenir o entupimento, isso também colabora para manter o local mais limpo e longe do mau cheiro, ocasionado pela desintegração dos resíduos.

Como desentupir ralo de banheiro?

Existem alguns métodos caseiros que podem ser eficazes, caso o entupimento ainda não esteja tão agravado. Confira alguns que separamos para te ajudar a acabar com esse problema no seu banheiro:

Desentupir ralo com arame

A maioria dos entupimentos no ralo do banheiro são causados por resíduos orgânicos como pelos e cabelos. Por isso, para desentupir, você precisará removê-los do cano.

desentupir ralo

Como fazer?

- Pegue um arame e entorte a ponta para cima, formando um anzol;
- Retire a grade do ralo;
- Coloque o arame com cuidado dentro do cano e tente “pescar” os emaranhados de fios que estarão enrocados por ali. Se quiser, você pode utilizar uma lanterna para enxergar melhor o interior do cano e facilitar o trabalho;
- Por fim, jogue os resíduos encontrados no lixo e tampe novamente o ralo.

Desentupir ralo com o desentupidor

O desentupidor é sempre um ótimo aliado na hora do desentupimento, e no caso dos ralos não seria diferente.

Como fazer?

Com o ralo com água em volta, posicione o desentupidor em cima dele e faça movimentos para cima e para baixo, de 5 a 10 vezes, de modo que faça pressão. Essa pressão deverá desobstruir o encanamento e liberar a passagem para a água.

Desentupir ralo com bicarbonato e vinagre

O bicarbonato e o vinagre são muito eficientes na hora de resolver problemas com entupimentos mais simples, quando são causados por resíduos orgânicos.

Como fazer?

- Em um recipiente, misture meio copo de bicarbonato e a mesma medida de vinagre;

- Despeje a mistura no ralo seco, tampe-o com um pano e espere cerca de 20 minutos para a reação química fazer efeito;

- Finalize despejando um litro de água quente de uma vez.

A ação da mistura fará com que os resíduos se desintegrem e passem mais facilmente cano abaixo, liberando a passagem da água.

Cuidado com produtos químicos

Tenha cuidado com produtos químicos! Muitos tutoriais na internet indicam o uso de produtos como soda cáustica para desentupimento. Porém, esses produtos costumam ter uma composição muito forte, que podem causar queimaduras e até prejudicar ainda mais a situação de entupimento, por isso, não são indicados para este fim.

Confira nosso post sobre o assunto: Usar soda cáustica para desentupir tubulações realmente funciona?

E se isso não resolver?

Se mesmo após fazer esses procedimentos, a água não escoar normalmente, provavelmente é um sinal de que o entupimento já está em um nível mais agravado. Por isso, é aconselhável que você solicite a visita de uma desentupidora especializada.

As desentupidoras têm equipamentos adequados para solucionar problemas com entupimento de forma rápida e eficaz, sem danificar sua tubulação.

Leia também: Como tirar o cheiro de esgoto do banheiro de modo simples

Desentupidora em Curitiba Especializada

teste

Desentupidora Curitiba

A gente nunca sabe quando vai acontecer um acidente, por isso a desentupidora está disponível 24 horas para atender você.

Saiba Mais [+]
teste

Hidrojateamento Curitiba

Atendemos e resolvemos os mais diversos empecilhos causados por sujeira e entupimento com o serviço de hidrojateamento.

Saiba Mais [+]
teste

Limpa Fossa Curitiba

Oferecemos tudo que há de mais moderno e eficiente no serviço de limpa fossa. Sucção e transporte de fossas e resíduos.

Saiba Mais [+]
teste

Caça Vazamento Curitiba

Trabalhamos com equipamentos de alta tecnologia para identificar e resolver seu problema de vazamento o mais rápido possível.

Saiba Mais [+]

Conveniência

Desentupidora que aceita cartão

Entre em Contato

(41) 3347 - 9481

Localização

Rua Conde de São João das Duas Barras, 1883
Boqueirão - Curitiba - Paraná
81670-170

Desentupidora Curitiba 24 Horas - Giracano