Blog da Desentupidora Giracano

- Acessos: 2311
7 dicas para economizar água em tempos de racionamento
Neste momento delicado de rodízio de abastecimento, você está contribuindo para piorar a crise hídrica ou tem feito uso consciente da água? Confira no post desta semana 7 dicas para economizar água em tempos de racionamento.
Com a crise hídrica, devido a pior seca já registrada na história do Paraná, e o rodízio no abastecimento, nunca foi tão importante usar a água de forma consciente.
Por isso, trouxemos dicas simples de como você pode economizar água e fazer sua parte para que esse problema acabe o mais breve possível.
1. Reduza o tempo de banho
Pode parecer clichê, mas uma das ações mais eficazes para economizar água é reduzir o tempo de banho.
Para se ter uma ideia, em 10 minutos ligado, o chuveiro consome, em média, 140 litros de água. É muita água que vai pelo ralo! Por isso, seja consciente, reduza seu tempo de banho.
2. Feche a torneira
Na hora de lavar a louça, as mãos, escovar os dentes ou fazer a barba, não deixe a torneira aberta o tempo todo. Abra somente na hora de molhar e enxaguar.
Para escovar os dentes, por exemplo, é necessário apenas 1 copo de água. Com a torneira aberta, você vai gastar muito mais que isso, sem necessidade.
3. Junte mais roupas, lave menos vezes
Ao invés de lavar roupas várias vezes na semana, espere juntar uma quantidade maior de peças e lave de uma só vez. Assim, você aproveita toda a capacidade da sua máquina de lavar e evita o desperdício de água.
4. Reutilize a água
Sabe aquela água que a máquina usou para lavar as roupas e costuma ir ralo abaixo? Reutilize! Aproveite essa água com sabão para lavar calçadas e pátios, sapatos, tapetes e panos de chão, por exemplo.
Tem um bebê em casa que toma banho na banheira? Reserve e utilize essa água para jogar no vaso sanitário. Isso economizará muitas descargas.
A água da chuva e do ar condicionado também pode ser captada em reservatórios, e utilizada para regar plantas, lavar o quintal e afins.
5. Troque a mangueira pelo balde
Na hora de lavar o carro, dê preferencia por produtos que limpam a seco ou utilize baldes, ao invés da mangueira. Isso pode gerar uma economia de mais de 560 litros de água por lavagem.
6. Reutilize água para lavar calçadas
Neste momento de escassez, o ideal é que se evite utilizar água tratada somente para lavar calçadas e pátios.
Uma boa alternativa é varrer bem o local e depois reaproveitar a água da lavagem de roupas para fazer essa limpeza.
7. Fique atento a vazamentos
Estar atento a vazamentos de água é extremamente importante, ainda mais em tempos de racionamento.
Para se ter uma ideia, um simples furo de 2 milímetros, em um encanamento, desperdiça cerca de 3,5 mil litros de água em um único dia. Por isso, é tão essencial identificar e reparar um vazamento de forma rápida.
Confira nosso post e aprenda 5 formas de como descobrir vazamentos de água em sua casa.
Que tal por essas dicas em prática?
Faça sua parte, comece a colocar essas dicas em prática hoje mesmo!
Com o uso consciente, você estará contribuindo para que a distribuição da água se normalize o mais rápido possível, além de demonstrar empatia com o próximo e com o meio ambiente. Sem falar na diferença que essas pequenas atitudes irão refletir em sua próxima conta de água, não é mesmo?
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre assuntos relacionados? Então acompanhe nosso blog e Facebook!