Economizar água no verão

6 dicas para você economizar água no verão

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A estação mais quente do ano chegou e com ela vem o aumento no consumo de água. Por isso, separamos 6 dicas para te ajudar a economizar água no verão e te convencer que é possível se refrescar nos dias quentes, sem esbanjar água.

Nos dias quentes vem aquela vontade insaciável de se refrescar. Aí vale de tudo: banho de piscina, praia e na falta disso, uma ducha bem gelada já ajuda a amenizar o calor das altas temperaturas.

Apesar de ser maravilhoso se refrescar, é preciso ficar ainda mais alerta ao desperdício nessa época. As companhias de saneamento estimam que o consumo de água chega a aumentar cerca de 30% nesse período, se comparado ao restante do ano.

Por isso, separamos 6 dicas para te ajudar a economizar água no verão, mas sem precisar passar calor:

1. Tome banhos rápidos

Por mais prazeroso que seja um banho gelado em um dia quente, evite passar muito tempo embaixo do chuveiro.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros de água por dia é suficiente para atender as necessidades básicas de uma pessoa. Para se ter uma ideia, um banho de 15 minutos pode gastar de 45 a 243 litros de água, dependendo da vazão do chuveiro ou ducha.

Pensando nisso, dê aquela maneirada no tempo do banho ou, se preferir, tome rápidas duchas ao longo do dia, mas sempre com consciência.

2. Cuide da água da piscina

O verão é o momento em que as piscinas infláveis ganham seu espaço nos quintais das casas. Porém, para abastecê-las, sabemos que exige uma boa quantidade de água. Por isso, independente se sua piscina for grande ou aquelas infantis, a dica é: cuide dessa água.

Após usar, cubra a piscina. Isso impede que os insetos e a sujeira tenham acesso à água e ajuda a preservá-la limpa por muito mais tempo. No caso de piscinas médias e grandes, por exemplo, é aconselhável que você adquira uma lona adequada para a vedação. Além de ter a função de vedar, elas também reduzem cerca de 90% da perda de água por evaporação natural, que ocorre principalmente em dias quentes e secos.

Além disso, é importante lembrar que até mesmo a água das piscinas infláveis pode ser tratada de forma fácil, não havendo a necessidade de trocar.

3. Acumule roupas e lave em um dia

Com os dias quentes, as pessoas acabam sujando muito mais roupas que em outras épocas do ano. Apesar de o sol estar mais propenso a secar essas peças de forma rápida, evite lavá-las várias vezes durante a semana, pois isso pode resultar em um grande desperdício de água. Para se ter uma ideia, estima-se que a cada lavagem uma máquina gaste, em média, 150 litros de água.

Por isso, é aconselhável que, se possível, você acumule as roupas sujas da semana e lave em um único dia. Assim, você aproveita todo potencial da sua máquina de lavar e economiza água.

4. Reutilize a água do ar condicionado

Nos dias quentes, é muito comum o ar condicionado ficar ligado ao longo do dia. E talvez você já deve ter percebido que esses aparelhos liberam água durante o seu funcionamento, gerada da condensação, e que normalmente é descartada.

Uma boa forma de economizar é coletar essa água para ser reaproveitada. Você pode canalizar essa água, na saída do ar condicionado e direcioná-la para um reservatório. Apesar de ser imprópria para consumo, ela pode ser utilizada para fins de limpeza, para lavar a calçada e até mesmo na descarga, resultando em uma grande economia de água potável.

5. Carregue sempre sua garrafinha com água

Outra dica válida para economizar água no verão é: carregue sempre sua garrafinha com água. Assim, você pode abastecê-la em filtros e economiza copos plásticos. Tendo sua garrafa por perto você também deixa de comprar garrafinhas plásticas descartáveis, que utilizam cerca de 1,5 litro de água para a produção de cada uma.

6. Seja consciente

Faça o uso consciente da água durante o ano todo. Pode parecer clichê, mas práticas como fechar o chuveiro ao se ensaboar, desligar a torneira ao escovar os dentes, verificar possíveis vazamentos de água, entre tantas outras, podem fazer uma bela diferença na conta de água.

Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando nosso blog!

Você também pode gostar:Aprenda como diminuir a conta de água do seu condomínio

Desentupidora em Curitiba Especializada

teste

Desentupidora Curitiba

A gente nunca sabe quando vai acontecer um acidente, por isso a desentupidora está disponível 24 horas para atender você.

Saiba Mais [+]
teste

Hidrojateamento Curitiba

Atendemos e resolvemos os mais diversos empecilhos causados por sujeira e entupimento com o serviço de hidrojateamento.

Saiba Mais [+]
teste

Limpa Fossa Curitiba

Oferecemos tudo que há de mais moderno e eficiente no serviço de limpa fossa. Sucção e transporte de fossas e resíduos.

Saiba Mais [+]
teste

Caça Vazamento Curitiba

Trabalhamos com equipamentos de alta tecnologia para identificar e resolver seu problema de vazamento o mais rápido possível.

Saiba Mais [+]

Conveniência

Desentupidora que aceita cartão

Entre em Contato

(41) 3347 - 9481

Localização

Rua Conde de São João das Duas Barras, 1883
Boqueirão - Curitiba - Paraná
81670-170

Desentupidora Curitiba 24 Horas - Giracano