Entupimento de colunas coletoras

Entupimento de colunas coletoras: conheça as causas e como prevenir

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Você já chegou na garagem ou entrou no apartamento, e encontrou tudo alagado? Isso pode ser um sinal de que as colunas coletoras estão com problema. Confira nosso post e conheça as causas e como prevenir o entupimento de colunas coletoras.

Se você já chegou em casa e encontrou água para todos os lados no seu apartamento, sabe como esses alagamentos podem causar grandes transtornos. Para evitar que problemas assim ocorram em apartamentos e condomínios, moradores e administradores precisam ter cuidado extra com o encanamento.

Confira nossas dicas para deixar o entupimento bem longe das colunas coletoras do seu prédio!

Sistema de colunas coletoras de esgoto

Assim como nas casas, os prédios e condomínios também precisam contar com um sistema de escoamento esgoto. E para isso, as colunas coletoras são instaladas na estrutura dos prédios.

Uma vez que um grande número de pessoas utiliza o mesmo sistema de esgoto, é importante que todos tenham o devido cuidado e sigam as boas práticas, como forma de prezar pelo bom funcionamento do sistema e bem estar de todos os moradores.

O sistema de esgoto é instalado na horizontal, geralmente no teto da garagem, e recebe os efluentes vindos das colunas e todo resíduo presente nos canos.

O que causa entupimento de colunas coletoras

Dentre os principais motivos que podem causar o entupimento de colunas coletoras, além da tubulação antiga e canos desgastados, estão o mau uso do vaso sanitário, da pia e ralo do banheiro, além da pia da cozinha.

O entupimento de colunas coletoras acontece, principalmente, pelo acúmulo de sujeira e excesso de gordura despejado nos ralos. A gordura dificulta a passagem da água e dejetos, fazendo com que aconteça o entupimento.

Confira algumas das principais atitudes que acabam causando o entupimento desse sistema.

No vaso sanitário:

- Utilizar o vaso como lixo, descartando preservativos, papel higiênico usado, absorvente higiênico, além de outros materiais.

Na pia ou ralo do banheiro:

- Deixar cair pelos, barba e fios de cabelo, que depois são levados pela água;

- Usar sabonete e shampoo em excesso;

Os componentes utilizados nesses produtos formam uma gordura que fica presa nas tubulações, juntando outras sujeiras como fios de cabelo e provocando o entupimento dos canos.

Na pia da cozinha:

- Jogar restos de alimentos;

- Jogar óleo de cozinha.

É comum acontecer o alagamento de garagens e apartamentos quando as colunas coletoras entopem e a água acaba vazando. Para evitar que o alagamento aconteça, é preciso ficar atento com os seguintes sinais:

- Cheiro forte de esgoto exalando pelos ralos; - se você já percebe o cheiro forte em sua casa, confira nosso post para saber como eliminar o mau cheiro do ralo.

- Ao puxar a descarga, a água do vaso sanitário primeiro sobe e depois desce lentamente;

- Barulho nos ralos.

Como prevenir o entupimento de colunas coletoras

No vaso sanitário, deverão ser descartados apenas dejetos humanos. Hastes flexíveis, absorventes, fraldas, preservativos e outros materiais precisam ser colocados no lixo adequado.

Ao tomar banho ou pentear o cabelo próximo a pia, não deixe os fios de cabelo caírem no ralo. Sempre procure retirar com um papel higiênico, para juntar todos os fios, e descarte no lixo orgânico.

Na pia da cozinha coloque uma pequena peneira, para evitar que restos de comida passem pelo ralo e possam ficar presos no encanamento, provocando o entupimento. Essa peneira também pode ser utilizada na saída de água das máquinas de lavar roupa, para evitar que fiapos de tecido escoem pelo ralo.

Depois de terminar de cozinhar alguma refeição que tenha utilizado muita gordura, despeje o óleo em uma garrafa pet e entregue nos locais específicos, e evite despejar na pia. Este é um dos principais causadores de entupimento no sistema de esgoto.

Jogar água quente nos ralos também pode ajudar a desprender a gordura, mas apenas para remediar o estágio inicial do problema. Se a quantidade de gordura for grande, esse procedimento pode não ajudar muito. Não esqueça de se certificar sobre o material dos canos, pois dependendo da qualidade, o cano pode não suportar a alta temperatura.

Realizando essas boas práticas, é possível prevenir vários transtornos relacionados às tubulações, especialmente o entupimento e transbordamento do esgoto, que por vezes pode causar danos estruturais no prédio ou condomínio.

Sempre é importante lembrar que prédios e condomínios precisam passar por manutenções periódicas, como realizar a limpeza das caixas de gordura, verificação do sistema de escoamento e afins.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre assuntos relacionados? Então acompanhe nosso blog e Facebook!

Conveniência

Desentupidora que aceita cartão

Entre em Contato

(41) 3347 - 9481

Localização

Rua Conde de São João das Duas Barras, 1883
Boqueirão - Curitiba - Paraná
81670-170

Desentupidora Curitiba 24 Horas - Giracano