Entupimento de esgoto

Entupimento de esgoto: como manter esse problema longe da sua casa

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Tem coisa mais desagradável que o entupimento de esgoto? Confira nosso post e descubra como aplicar dicas simples no dia a dia da sua casa e deixá-la mais protegida contra os entupimentos.

Mau cheiro, dificuldade no escoamento da água de pias e transbordamento de ralos. Esses são alguns dos transtornos causados pelo entupimento de esgoto, que, em muitos casos, necessitam da ajuda de um profissional de desentupidora para resolver o problema.

A boa notícia é que a maior parte desses entupimentos podem ser evitados, com pequenas mudanças de hábito por parte dos moradores da residência. Isso porque os entupimentos costumam ser decorrentes de mau uso das instalações.

Como evitar o entupimento de esgoto?

Em cada cômodo da casa, com pequenas atitudes, você pode evitar grandes transtornos.

No banheiro

- O vaso sanitário e suas respectivas tubulações não foram feitos para receber materiais/objetos/lixo. Por isso, nunca jogue absorvente, preservativo, fio dental, pontas de cigarro, hastes flexíveis, restos de comida ou quaisquer outros materiais inapropriados, pois eles podem entupir a tubulação e acarretar em grandes dores de cabeça.

- Na hora de jogar a água da banheira do bebê, certifique-se que retirou todos os brinquedos dela, para não correr o risco de mandar um deles para o vaso sem querer.

- Quanto ao descarte do papel higiênico usado no vaso, é importante que antes você se certifique da qualidade do encanamento de sua residência, se ela tem coleta de esgoto e uma boa vazão de água da descarga. Porém, ainda assim, mesmo que pareça mais higiênico mandar o papel usado descarga abaixo, ao invés de colocar no lixo, isso acaba gastando mais água.

Portanto, a recomendação que fica é: no vaso, somente dejetos humanos devem ser mandados descarga abaixo!

- Na pia do banheiro, os grandes vilões são os pelos de barba e cabelos. Por isso, após se barbear ou se pentear, recolha os pelos e fios cabelos que ficam na superfície da pia e jogue no lixo.

- No ralo do chuveiro, um dos principais causadores de entupimento é o cabelo, que costuma cair durante o banho. O ideal é sempre, após o banho, pegar os fios do chão e do ralo e colocá-los no lixo. Assim você evita que eles desçam ralo abaixo com a água e previne possíveis entupimentos no local, além do mau cheiro que deterioração pode causar.

Seu ralo já está com cheiro ruim? Aprenda como eliminar o mau cheiro do ralo de modo simplesaqui no nosso blog.

 

Na cozinha

- Na cozinha, o perigo está nos restos de comida, que, quando mandados ralo abaixo, podem acumular, obstruir o sifão e causar entupimento. É aconselhável sempre raspar os restos de comida que ficam nas louças e jogá-los no lixo.

- Outra dica importante é manter seu ralo da pia com peneirinha/tampa, para que os resíduos sejam barrados ali e não passem para a tubulação. Aí, após lavar a louça, é só retirar a peneirinha e jogar a sujeira no lixo orgânico.

- O óleo de cozinha também é um grande inimigo das tubulações. Isso porque, ao ser jogado ralo abaixo, ele gruda nas paredes dos canos e impede que o esgoto passe. Faça sempre o descarte correto do óleo: coloque em uma garrafa pet e o envie para coleta, assim você preserva tanto a sua residência, quanto o meio ambiente.

 

Na lavanderia

- Antes de colocar as roupas na máquina de lavar, verifique se não existem pequenos objetos nos bolsos, moedas ou papéis.

- No tanque, utilize uma peneirinha no ralo e, ao final da utilização, jogue os resíduos que ficarem no lixo. Isso impede que fiapos de roupas passem para a tubulação e ocasione entupimento.

 

Na área externa

- A parte externa da casa não está a salva dos temidos entupimentos. A queda de folhas das árvores, galhos, flores, pelos de animais e poeira vinda da rua, por exemplo, podem ocasionar entupimentos em tubulações de escoamento de água ou em encanamentos e ralos. Confira nosso post com 5 dicas de como evitar o entupimento dos ralos do seu quintal e previna-se!

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre assuntos relacionados? Então acompanhe nosso blog e Facebook!

Conveniência

Trabalhamos com cartão de crédito

Entre em Contato

(41) 3347 - 9481

Localização

Rua Conde de São João das Duas Barras, 1883
Boqueirão - Curitiba - Paraná
81670-170

Desentupidora Curitiba 24 Horas - Giracano