Esgoto entupido em condomínio

Esgoto entupido em condomínio: saiba como evitar

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Esgoto entupido em condomínio é sempre sinônimo de incômodo e dores de cabeça, tanto para moradores, quanto para o síndico, que precisa resolver a situação, não é mesmo? Confira as dicas que separamos para você evitar essas surpresas indesejadas.

O inconveniente fantasma do esgoto entupido chega quando a gente menos espera, causa desconforto e interfere na rotina dos moradores, ainda mais quando se trata de um condomínio com dezenas ou centenas de pessoas que podem ser prejudicadas.

Entenda quais são as causas do entupimento de esgoto e como prevenir:

Causas de entupimento de esgoto em condomínios

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que causam esses problemas. Infelizmente, na grande maioria dos casos, as obstruções são causadas pelos próprios moradores, devido à má utilização das instalações.

Tudo o que é jogado no ralo ou descarga abaixo e que não são próprios para eles, pode resultar em entupimento. O vaso sanitário, por exemplo, tem uma tubulação adequada para receber dejetos humanos. Se você começar a descartar materiais como absorventes, preservativos e afins, é muito provável que eles emperrem durante o trajeto e causem obstrução nos canos.

Conheça os principais vilões do entupimento em cada parte da casa:

  • O banheiro é o campeão de entupimentos. Tudo o que é jogado no vaso que não é dejeto humano, pode ser prejudicial para a tubulação. Na pia e no ralo, os pelos e cabelos são os principais causadores de problemas;
  • Na cozinha, o perigo está no descarte de óleo e restos de comida no ralo da pia;
  • Na lavanderia, os objetos esquecidos nos bolsos e fiapos das roupas podem causar obstrução;
  • No quintal, os principais vilões são as folhas e a poeira que entram pelos ralos.

Quando se trata de condomínio, essa situação pode ser agravada, visto que são diversos apartamentos e que a soma do mau uso de vários pode acarretar, ainda, no entupimento das colunas coletoras. Por isso é tão importante a conscientização coletiva.

Leia também: Entupimento de colunas coletoras: conheça as causas e como prevenir.

Prevenção contra entupimentos

Sem dúvidas, a melhor maneira de evitar dores de cabeça e gastos com desentupimento é a prevenção. Por mais batido que seja o assunto, é importante que o condomínio promova ações educativas de boas práticas quanto ao uso das instalações.

Entre as principais recomendações para evitar entupimentos no condomínio, estão:

No banheiro

- No vaso, somente dejetos humanos;

- Ao tomar banho, junte os cabelos que ficaram no ralo e jogue no lixo. Isso evita que eles causem obstrução ou ainda deixem aquele cheiro desagradável, quando estão deteriorando;

- Na pia do banheiro, após se barbear ou se pentear, recolha os pelos e fios cabelos que ficam na superfície da pia e jogue no lixo.

Na cozinha

- Antes de colocar as louças para lavar, raspe todos os restos de comida no lixo;

- Mantenha o ralo da pia sempre com peneirinha, para que os restos de comida renascentes sejam barrados ali e não desçam pelo cano;

- Nunca dispense o óleo de cozinha no ralo. Ele gruda nas paredes da tubulação e, com o tempo, causa obstrução. Opte por colocar o óleo utilizado em uma garrafa pet e dê a destinação correta a ela.

Na lavanderia

- Antes de colocar as roupas na máquina de lavar, verifique se não existem pequenos objetos nos bolsos, moedas ou papéis;

- No tanque, utilize uma peneirinha no ralo e, ao final da utilização, jogue os resíduos que ficarem no lixo. Isso impede que fiapos de roupas passem para a tubulação e ocasione entupimento.

Realize manutenções preventivas

A manutenção preventiva é essencial para prevenir problemas com entupimento. Com as manutenções do condomínio em dia, existem menos chances de você ser pego de surpresa com a obstrução de canos e colunas coletoras.

Converse com uma desentupidora especializada e veja como ela pode ajudar o seu condomínio.

Confira: 6 motivos para fazer manutenção preventiva em condomínios. 

Conveniência

Trabalhamos com cartão de crédito

Entre em Contato

(41) 3347 - 9481

Localização

Rua Conde de São João das Duas Barras, 1883
Boqueirão - Curitiba - Paraná
81670-170

Desentupidora Curitiba 24 Horas - Giracano