Blog da Desentupidora Giracano

- Acessos: 6778
Limpeza de fossa séptica: entenda a importância
Você sabia que a limpeza de fossa séptica deve ser inserida na rotina de manutenções da sua casa (se ela tiver esse sistema)? Confira o post desta semana e entenda a importância de manter essa higienização em dia.
A limpeza de fossa séptica dentro do período recomendado é vital para manter a saúde das pessoas e evitar a contaminação do meio ambiente. Motivos não faltam para você realizar regularmente a limpeza da sua fossa séptica, e para te ajudar a entender a real importância, ressaltamos a seguir algumas das principais razões:
Impede o mau cheiro e proliferação de pragas
Ninguém quer chegar em casa e descobrir que o seu jardim está exalando um cheiro nada agradável de esgoto, não é mesmo? Se você não realizar a limpeza da fossa séptica por muito tempo, ela pode entupir e transbordar, resultando em mau cheiro na sua propriedade.
O odor desagradável e o solo contaminado podem acabar facilitando a proliferação de pragas domésticas, como moscas, baratas e ratos. Livrar-se dessas pragas pode ser uma tarefa desagradável e custosa, que poderia ter sido prevenida pela limpeza preventiva.
Leia também: 5 formas de evitar mau cheiro e pragas nos ralos
Limpeza de fossa séptica previne doenças
Não deve ser nenhuma surpresa que a falta de limpeza da fossa séptica pode apresentar riscos à saúde. Afinal, trata-se de esgoto não tratado.
Em caso de enchente, entupimento ou ingestão acidental, há uma série de doenças que podem infectar as pessoas que entrarem em contato com os dejetos, dentre elas diarreia, giardíase, febre tifoide, lombrigas, leptospirose, hepatite A e cólera.
Por isso, mantenha a manutenção da fossa séptica da sua casa sempre em dia e deixe sua família protegida desses perigos.
Impede a contaminação do meio ambiente
A função da fossa séptica é transformar o material nocivo do esgoto em um composto menos agressivo ao meio ambiente. Isso é essencial para não comprometer todo o tratamento de esgoto da região e garantir a água limpa que chega à sua casa.
No caso de a sua fossa sem limpeza entupir ou transbordar, agentes contaminantes como iodo e chorume podem acabar em rios e no solo, prejudicando a natureza e os afluentes naquela área.
Previne danos maiores na estrutura
Enquanto o serviço de limpeza é relativamente simples, substituir o seu tanque fossa danificado pela falta de manutenção pode sair caro ao seu bolso.
A limpeza de fossa séptica preventivamente é uma forma de garantir que ela realize o seu trabalho corretamente e não dê problema. Além disso, durante a limpeza, é possível realizar uma inspeção para garantir que a fossa esteja em boas condições.
Quando limpar a fossa séptica?
A limpeza da fossa séptica deve ser realizada, em média, uma vez por ano, variando de acordo com o tamanho do tanque e a intensidade do uso. O ideal é que esse trabalho seja realizado por uma desentupidora especializada, e por profissionais experientes, para que você não corra o risco de se contaminar no processo.
Contratar uma empresa experiente também garante que o serviço seja realizado de acordo com a rígida legislação para o descarte de efluentes domésticos. Leia mais no nosso artigo: Serviço de limpa fossa: saiba como funciona e quando contratar
Ficou clara a importância de realizar a limpeza da sua fossa séptica? Então entre em contato com a Desentupidora Giracano e solicite um orçamento para limpeza de fossa séptica em Curitiba. A Giracano conta com equipamentos modernos e equipe treinada para garantir a qualidade do serviço e a segurança da sua família!